Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

Noites mal dormidas

É raro conseguir dormir uma noite de uma ponta à outra. Ora tenho fome, ora preciso de ir à casa-de-banho, ora acordo com um pesadelo, ora ouço um barulho e por aí fora. Tal como é muito normal só conseguir adormecer um bom pedaço depois de chegar à cama. O momento de me deitar é sempre o melhor e o pior do dia. Adoro dormir! Mas parece que é naquela hora em que chego à cama para descansar que o meu cérebro trabalha mais depressa. As melhores ideias que tive na vida (vá, que não foram assim tantas) surgiram imediatamente antes de adormecer. Já escrevi textos inteiros nos rascunhos do telemóvel e isso não é tão fácil quanto soa! Enfim, a propósito disto li um artigo na Marie Claire sobre as sete coisas que fazem o sono fugir a sete pés, passo a redundância. E, portanto, deixo-vos aqui algumas dicas que ajudam a dormir ou a adormecer melhor. Pelo menos funciona comigo:

Não levar livros para a cama: sou viciada em ler e, portanto, se tento pôr a leitura em dia antes de adormecer, acabo por fazê-lo horas mais tarde do que era suposto.
-       

   Largar o Facebook: não vale a pena desligar o PC de forma, por vezes, bastante peremptória se continuamos a ver os úlltimos feeds no telemóvel. O facebook remete-nos para a agitação do dia-a-dia e devemos estar em tranquilidade para conseguir adormecer.

   Nunca, em momento algum, contar ovelhas: é o maior mito da história de ‘ir para a caminha’. Quando não se consegue adormecer, o melhor é levantar, beber um chá ou um copo de água e fazer algo tão básico como ver televisão. Realizar tarefas simples que não exigem grande concentração mental é a melhor forma de fazer chegar o sono.

-  Não fazer exercício físico muito tarde: esta é assustadora para mim que me custa tanto levantar cedo para ir ao ginásio. Acabo por só conseguir ir ao final do dia. Mas, de facto, faz sentido. O exercício físico acelera o metabolismo, aquece o corpo e faz aumentar a energia. Tudo oposto ao estado de espírito em que nos devemos encontrar antes de dormir.

Agora, é só seguir estas belas regras (e tantas outras que devem circular por aí) e esperar que o sono venha e  traga com ele melhores noites. Que estas têm sido muito mal dormidas.

L. 



Sem comentários:

Enviar um comentário