Páginas

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cheira a Lisboa...

Quando estamos lá para Norte, onde tudo tem mais encanto, não conseguimos dizer bem de qualquer coisa que esteja abaixo do Mondego. Passar Coimbra é quase como dobrar o Cabo das Tormentas e chegar a Lisboa é dar de caras com o Adamastor. Depois, quando deixamos de ser apenas turistas e fazemos da capital a nossa segunda casa, começamos a perceber que isto até pode bem vir a ser uma boa esperança. Hoje fui passear um bocadinho, comecei pelo Cais do Sodré, andei ali pela Bica e acabei no Chiado (acabo sempre no Chiado porque é, sem dúvida, o sítio que mais gosto em Lisboa. Ainda conheço pouco, mas acho que nada me vai fazer mudar de ideias). E ao caminhar, sozinha mas feliz, senti que Lisboa também já é um bocadinho minha. Nunca nenhuma cidade me vai encher o coração como o meu Porto: a pronúncia, o clima, os carrinhos do Sr. de Matosinhos, a comida, as praias, as castanhas em Santa Catarina, as tunas em Santa Catarina, as compras em Santa Catarina, as noites da queima, as manhãs após a queima, as pessoas, sobretudo, as pessoas. E é aqui que me apercebo que este post que tinha como primeiro objectivo elogiar a capital acabou por me fazer sentir cheia de saudades de casa e com vontade de apanhar já o próximo comboio rumo à Invicta.
Mas saudades postas de lado, nunca me poderei sentir parte de uma cidade que não me viu nascer nem crescer, uma cidade que não acompanhou os melhores anos da minha vida (esperemos que outros tão bons estejam para vir), mas posso fazer desta cidade parte de mim. Assim, não custa tanto.

Laura

Eu, toda uma forever alone, a passear sozinha por Lisboa



Sem comentários:

Enviar um comentário